O primeiro jornal impresso em tinta e em braille!
Jornal Conviva

Tecnologia


Convivaware

Na tarefa de conectar, compatibilidade é o item mais importante  

Conexões e cabos adequados garantem a qualidade de som e de imagem dos aparelhos   

Por Laercio Sant’Anna | laercio@adeva.org.br

Muita gente aproveita o dinheirinho a mais que entra no final do ano para trocar aquela TV ultrapassada, ou mesmo comprar aquele equipamento de som tão desejado. Passadas as festas, é hora de colocá-los para funcionar com os demais aparelhos da casa. Aí começam os problemas. Na propaganda parecia tudo tão compatível...

Muitas vezes, a dificuldade está na falta de conceitos básicos sobre as várias formas de conexão. O que é entrada / saída? Qual a diferença entre os cabos USB e HDMI? São tantas as possibilidades que é impossível esclarecer tudo neste espaço, mas gostaria de trazer alguma luz ao assunto. 

Conexões
Pode parecer estranho, mas, na maioria dos equipamentos, sempre existe mais de uma forma de conexão. Você deve optar pela melhor suportada. Contudo, a qualidade será determinada pelo pior, ou seja, não adianta conectar um videocassete a uma TV 4K. A imagem não terá mais qualidade do que em uma TV HD.  

Primeiramente, pense que "entrada" é uma conexão por onde aquele equipamento receberá um sinal. Portanto, saída é uma conexão por onde o equipamento enviará um sinal. Então, se você deseja enviar algo de A para B, precisa conectar um cabo compatível na saída do equipamento A (afinal, ele está enviando) para a entrada de B (ele está recebendo). 

O sinal pode ser analógico ou digital. Hoje, não pretendo entrar em detalhes sobre isto, mas é imprescindível saber que analógico conecta-se com analógico e digital com digital.

Os cabos podem trafegar áudio, vídeo ou ambos. Lembre-se de observar se o conector é do tipo macho ou fêmea. Se a tomada é fêmea, precisará de um plugue macho e vice-versa.

Áudio e vídeo
Sempre que os equipamentos forem de áudio e vídeo (TV, Blu-Ray, DVD etc.) dê preferência para o cabo HDMI, que transmite áudio e vídeo por um único cabo. Normalmente, estes aparelhos também permitem a conexão por S-vídeo, vídeo composto ou vídeo componente, mas estes só transmitem a imagem, sendo necessário um cabo separado para o áudio. Os conectores serão tipo RCA. 

Se for vídeo composto, você precisará um cabo para o vídeo e dois para o áudio. Se for vídeo componente, serão necessários três para o vídeo e dois para o áudio. Já existem cabos que passam até cinco fios e com cinco plugues tipo RCA nas extremidades. 

A dificuldade é conectar cada saída de um aparelho na respectiva entrada do outro. Se um dos conectores estiver no lugar errado a imagem fica sem cor, ou o som não é transmitido. Caso seus aparelhos tenham conexão HDMI, além de ser um único conector, a qualidade do sinal é melhor uma vez que HDMI é digital e RCA é analógico. 

Geralmente, o conector RCA fêmea usado por vídeo composto é amarelo para se diferenciar de outros conectores RCA, especialmente os usados por áudio, onde um conector vermelho indica o canal direito e um branco ou preto indica o canal esquerdo. 

Se a conexão for por vídeo componente, poderá encontrar conectores com as cores verde ou entrada rotulada com Y, azul, ou entrada rotulada como Pb, Cb ou B-Y e vermelho, ou entrada rotulada como Pr, Cr ou R-Y, além dos plugues branco e preto para o áudio.

Mas se precisa conectar aquele game antigo à sua TV novinha e ele não tem nenhuma dessas conexões, terá que usar a saída de RF. Você precisará de um cabo coaxial, aquele usado nas antenas externas. Ele será ligado da saída de RF do game na entrada de antena da TV. Embora a qualidade do sinal seja baixa, a transmissão é de áudio e vídeo.

Computador e TV
Caso queira ligar seu computador à TV, dê preferência ao cabo HDMI. É a melhor qualidade de áudio e vídeo. Se não for possível, verifique se ambos os equipamentos possuem entrada DVI. Ela também é digital e tem ótima qualidade. Do contrário, poderá verificar a possibilidade de usar conexão VGA. No entanto, terá que fazer uma conexão de áudio, pois VGA é só para vídeo.

Temos ainda as conexões sem fio, mas isso é assunto para outro Convivaware. 

Caso tenha curiosidade ou necessidade de se aprofundar no assunto, recomendo o Clube do Hardware neste endereço: http://www.clubedohardware.com.br/artigos/conectores-de-video/671

Por fim, não deixe de ler os manuais dos equipamentos. Normalmente, isso é suficiente para fazer tudo dar certo.

 

Voltar

 

ADEVA Rua São Samuel, 174, Vila Mariana - CEP 04120-030 - São Paulo (SP)
Telefones: 11 5084-6693 / 5084-6695 - Fax: 11 5084-6298 - E-mail: adeva@adeva.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Compartilhe:
Indique este site! 

Webdesign:
E-Hipermídia Criação de Websites