O primeiro jornal impresso em tinta e em braille!
Jornal Conviva
Home > Jornal Conviva / Índice de Jornais > Índice de Artigos do Jornal Nº 74 > A Grécia é matéria na Rio 2016 e em São Paulo

Estive lÁ e gostei!


A Grécia é matéria na Rio 2016 e em São Paulo

O país berço dos Jogos Olímpicos também compõe nossa cidade

Por Sidney Tobias de Souza | sidney@adeva.org.br

Este é o ano dos Jogos Olímpicos no Brasil. E a Grécia que os criou é nossa matéria, pois este país tem presença marcante em Sampa. Com a intenção de conhecer um pouco mais sobre sua cultura e seu povo, não tive dificuldade para encontrá-los por aqui. 

Boa parte dos vinte mil gregos e seus descendentes que mora na capital paulista está concentrada nos bairros do Bom Retiro, do Brás e do Pari, nas chamadas coletividades/associações, onde eles preservam e cultivam usos e costumes da Grécia. 

Estas comunidades helênicas deixaram para trás a pátria, mas não suas tradições. Uma delas é dar ao primeiro filho o nome do avô paterno, seguido do nome do pai – Nikos Demetrius, por exemplo, é neto de Nikos e filho de Demetrius.

Cultura
A dança grega é uma das melhores expressões do espírito deste povo e ganhou fama com o filme "Zorba, o grego", de 1964, baseado no romance homônimo do escritor, poeta e pensador grego Níkos Kazantzákis. 

O grupo Zorbás oferece oficinas e aulas de dança grega nas instalações da Areté, Centro de Estudos Helênicos, onde seus integrantes costumam se apresentar, vestidos com os belíssimos trajes tradicionais da Grécia. 

Na Areté também tem curso de mitologia, de grego antigo e, semanalmente, uma reunião do grupo de leitura avançada para conhecer e discutir Platão e outros filósofos gregos.

Para aprender o idioma, o endereço é rua Bresser nº 793, Brás, na Coletividade Helênica de São Paulo.  

Tradição
Receber as pessoas com um doce de fruta cristalizada em calda, laranja ou figo, e um copo de água gelada é tradição na Grécia e também por aqui.  

E na hora do café, os biscoitinhos koularakia e kourabie, amanteigados de amêndoa, são comuns em todas as casas gregas. Dona Eudóxia, uma simpática senhora grega que conheci há décadas no bairro do Bom Retiro, sempre os servia quando eu ia visitá-la.   

Gastronomia
Para os gregos, as refeições são um hábito sagrado. Cada sabor deve ser apreciado e o preparo deve ser cuidadoso.

Há muitos restaurantes gregos aqui em São Paulo e todos prezam em oferecer pratos tradicionais e saudáveis da região do Mediterrâneo, elaborados com ingredientes frescos, com misturas de ervas, especiarias e azeite.

E o que degustar na culinária grega? De entrada, salada grega, coalhada com pepino, tomates, patês de berinjela, bolinhos de carne, grelhado à milanesa, porção de polvo ao vinagrete e pães, feitos com farinha integral e coalhada. 

Para o prato principal, as opções são iguarias com sabor e aroma agradáveis como a mussaka, uma lasanha grega de berinjela com carne de cordeiro; o risoto de frutos do mar; as lulas recheadas; o polvo ao vinho; camarões à parmegiana; pato; carneiro assado e a vitela ao forno.

Não deixe de experimentar também a pimenta grega curtida somente no azeite. Ela não possui alta acidez e deixa um aroma fantástico na comida. 

Para beber, a sugestão é o ouzo, uma bebida destilada, feita de anis com aroma de alcaçuz e com aproximadamente 40% de teor alcoólico.

Para a sobremesa, há muitas delícias: torta de maçã com uma massa macia feita com coalhada, kataíf, uma massa de fios de anjo recheada com nozes, ou egalactoboireco, uma massa folhada recheada com creme de semolina.

Experimentei diversos destes pratos no restaurante Acrópoles, um espaço gastronômico pequeno, mas pitoresco, no bairro do Bom Retiro. Sem cardápio impresso, a escolha do que se quer comer é feita da porta de entrada da cozinha, de onde se vê todas as comidas prontas, dispostas em assadeiras. Os preços estão fixados na parede. 

Então, que tal tirar um tempinho para conhecer esta cultura milenar? Você não vai se arrepender!

 

Voltar

 

ADEVA Rua São Samuel, 174, Vila Mariana - CEP 04120-030 - São Paulo (SP)
Telefones: 11 5084-6693 / 5084-6695 - Fax: 11 5084-6298 - E-mail: adeva@adeva.org.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Compartilhe:
Indique este site! 

Webdesign:
E-Hipermídia Criação de Websites